Postagens

O Projeto

O engenheiro químico pode atuar em diversas áreas. O profissional cria técnicas de extração de matérias-primas, bem como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. Também desenvolve produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias mais eficientes. Projeta e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais. Pesquisa e implanta processos industriais não poluentes, de acordo a normatização e o desenvolvimento sustentável.

Guia do Estudante

• Complementar o conhecimento dos PETianos acerca da Engenharia Química.
  • Estender esse conhecimento na forma de um livro virtual, de modo a ajudar graduandos e estudantes de ensino médio a compreender o mercado de trabalho para o engenheiro químico.

Resumo

Você já parou para pensar por que o engenheiro químico é considerado um profissional tão completo? Ou por que engenheiros são tão requisitados na área financeira? E ainda lhe falta um curso extracurricular para complementar sua formação? Foi exatamente para tentar responder essas perguntas que o Projeto Carreiras teve início. Buscando sempre mapear e entender as possíveis áreas de atuação do engenheiro químico, bem como entender seu cotidiano nelas e as habilidades necessárias para chegar lá, o projeto aconteceu durante 4 anos até atingir seu produto final: Um livro virtual (booklet) contendo todas as principais possibilidades de mercado que temos em nosso futuro, para que tanto graduandos como estudantes de ensino médio indecisos consigam obter essas informações de maneira mais rápida e fácil.

Cronologia

• Janeiro/2015

Foi percebida uma deficiência na formação de engenheiros químicos pelo país, uma vez que muitos deles não possuíam conhecimento sobre aonde ou com o que poderiam trabalhar depois de formados. Dessa forma, o Projeto Carreiras surgiu com o objetivo de conhecer e divulgas as possíveis áreas de atuação para o engenheiro químico. Para isso, foram realizadas pesquisas e entrevistas com egressos tanto do PET quanto da graduação para mapear com o que eles estavam trabalhando.

• Janeiro/2016

A decisão

Com o material em mãos, decidiu-se que o ideal seria transformar as entrevistas e pesquisas em um livro virtual (booklet), que no futuro estaria disponível para consulta tanto de graduandos quanto de estudantes de ensino médio. Assim, foram escritos os textos que seriam no futuro colocados no booklet do Projeto Carreiras.

• Março/2017

Um novo carreiras

Após a confecção dos textos, decidiu-se mudar a identidade visual do projeto, para que o booklet ganhasse forma. Após a criação do novo logo, cada área de trabalho passou a ser divulgada juntamente com um evento especial, como palestras, depoimentos de egressos ou visitas técnicas, sempre mantendo intervalos regulares de três ou quatro meses.

• Março/2019

O final

Após dois anos de divulgação, o Projeto Carreiras chegou ao seu final. Como planejado, o projeto se encerrou com a finalização do livro virtual, com um total de 8 capítulos, que está disponível para download e consulta por parte de qualquer um interessado em entender mais sobre as amplas possibilidades de trabalho para o engenheiro químico.