Ao longo dos últimos anos, a preocupação com o meio ambiente aumentou e formas alternativas de lidar com resíduos estão cada vez mais sendo buscadas. O aproveitamento do óleo de cozinha usado e da gordura animal para a produção de sabão é uma forma de lidar com esses tipos de resíduos domésticos, evitando a poluição do ambiente.

Pet Eq UFSCar

Objetivos

  • Expor à comunidade acadêmica a importância de não eliminar no meio ambiente o óleo de cozinha usado e a gordura animal, por meio de cartazes na universidade e envio de e-mail a toda comunidade acadêmica pelo sistema de e-mail da UFSCar (CCS).
  • Montar pontos de coleta de óleo usado e gordura animal.
  • Fazer uma extensão através de uma parceria com uma cooperativa de produção de sabão para utilização dos resíduos coletados na sua linha.
  • Pesquisar meios para a otimização do processo, para aprimoramento da logística da obtenção do óleo e melhoria do balanço financeiro e de insumos, auxiliando estas cooperativas produtoras de sabão.

Resumo

O projeto “Produção de Sabão” consistiu em acompanhar uma cooperativa de produção de sabão em São Carlos visando à otimização e à melhor organização do processo de produção. Este trabalho foi feito em parceria com a Incubadora de Cooperativas da UFSCar e consistia em coletar óleo usado no ambiente acadêmico bem como distribuir panfletos informativos para a conscientização da importância do projeto. Como resultado, foram instaladas duas bombonas de 200L cada na cooperativa, substituindo as garrafas PET usadas anteriormente. Além disso, foi também instalada uma máquina de ralar sabão que acelerou o processo final. O projeto durou 2 anos no grupo PET e foi transferido ao grupo de apoio ao meio ambiente da UFSCar, o GAIA.

Cronologia

  • 2010

    Campanha e Parcerias

    A Campanha de Coleta de Óleo Usado, para produção de sabão, realizada na UFSCar, teve uma grande repercussão e despertou o interesse de outros projetos relacionados, coletando em um curto período de tempo aproximadamente 130 litros de óleo usado. Firmou-se uma parceria com a INCOOP/UFSCar (incubadora de cooperativas), levando o conhecimento a uma cooperativa de produção de sabão e ajudando-a na otimização e organização do seu processo com a implantação de máquinas e utensílios adquiridos.

  • 2011

    Coleta e Otimização

    A expansão da coleta de óleo usado foi alcançada através da divulgação do projeto no informativo diário da universidade que atinge toda a comunidade acadêmica, e da distribuição de panfletos informativos sobre a importância do descarte adequado do óleo. Isso ficou evidente, devido ao grande número de alunos e professores que entraram em contato com o grupo através de e-mails, buscando tanto parceria para divulgação e coleta do óleo usado, como mais informações sobre essa coleta.
    Foram instaladas duas bombonas de 200L cada, substituindo garrafas PET que armazenavam o óleo usado antes da produção de sabão. Também se implementou uma máquina de ralar sabão que otimizou a produção de sabão em pó.

  • 2011

    Fim do Projeto

    A fim de dar continuidade na coleta de óleo usado na comunidade acadêmica, transferiu-se a divulgação do projeto para um grupo da UFSCar de apoio ao meio ambiente (GAIA).
    Inicialmente pretendia-se expandir a coleta de óleo usado para uma parcela maior da sociedade, implantando postos de coleta na cidade. No entanto, a prefeitura de São Carlos, deu início a um projeto semelhante durante o ano de 2011.

X