Em um país, onde o máximo de cidadania encontrada na maioria da população se resume a votar de dois em dois anos por pura obrigação é notável pensar em jovens que se unem para debater, discutir e questionar idéias sobre assuntos relativos a não só seu bem estar social mais também a vida política por uma vista liberta de idéias partidárias, idiossincrasias midiais alienadoras, pensar em jovens que revolucionam seu modo de pensar e agir perante a uma sociedade carente de pessoas participativas da vida política existente na mesma, pessoas que exercem seu direito de cidadania.

Wagner Lafaiete

Objetivos

  • Atender ao oitavo objetivo da portaria 976, sobre políticas afirmativas e diversidade.
  • Realizar palestras, diálogos abertos e mesas redondas acerca de temas relacionados à política e economia
  • Contribuir com a formação cidadã dos membros do grupo e alunos da graduação
  • Sempre da forma mais imparcial possível, ajudar os atingidos pelo projeto a criarem sua própria forma de pensar sobre os temas abordados.

Resumo

O Projeto PET em Pauta surgiu no início de 2018, visando promover conscientização sobre temas relacionados à política e à economia, uma vez que, na formação acadêmica do curso de Engenharia Química, tais temas não são tratados na grade curricular usual. A metodologia do projeto consiste em realizar palestras, diálogos abertos e mesas redondas acerca de diversos temas relacionados à política e à economia , sempre da forma mais imparcial possível, ajudando os atingidos pelo projeto a criar sua própria forma de pensar e desenvolver seu próprio espírito crítico frente aos assuntos tratados.

Cronologia

  • 2018

    Política Representativa

    O primeiro tema abordado foi “Política”, tendo-se traçado o panorama da estrutura política brasileira com base em 5 pilares: Constituição e Leis, Democracia, República, Federação e 3 os poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. O tema foi levado ao grupo numa apresentação interativa, de forma que os participantes puderam tirar dúvidas. Como resultado, ao final da apresentação, os membros do grupo adquiram base suficiente para compreender as atribuições das 3 esferas do Governo (municipal, estadual e federal).

  • 2018

    Noções de Economia

    O segundo tema tratado foi “Economia”. Novamente foi feito um panorama do tema, explicando-se conceitos importantes como micro e macroeconomia, arrecadação de impostos e despesas do governo, câmbio e balança comercial, tripé macroeconômico, inflação e juros base. Com a ajuda de um estudo de caso, foi possível compreender o cenário econômico por trás da greve dos caminhoneiros, ocorrida em meados de 2018.

  • 2019

    Reforma da Previdência

    A primeira atividade teve como público alvo os membros do PET EQ. Explorou-se o tema econômico “Reforma da Previdência”. Para fornecer informações acerca da proposta apresentada pelo atual governo, a atividade pautou-se em traçar comparativos sobre o processo de aposentadoria vigente e as mudanças previstas. Também foram listados pontos positivos e negativos, com base no impacto sobre a economia brasileira. Após apresentação de dados e contextualização, foi aberto espaço para discussão.

  • 2019

    Política de Minorias

    A segunda atividade pautou-se em tema de cunho político-social, abordando a questão de “Política de Minorias”. Como o tema é muito extenso, foram elencados 3 grupos de minorias: Negros, Mulheres e LGBTQIA+. Como no caso da “Reforma da Previdência”, foram feitas pesquisas de leis vigentes no país em defesa dos interesses das classes selecionadas. Foi feita apresentação aos integrantes do PET EQ e aplicadas dinâmicas e questionários interativos acerca das vivências dos participantes, já que um dos valores do grupo é a diversidade. Por fim, foram discutidas experiências com relação a episódios de violação das leis e decretos das minorias por parte dos membros do PET.

  • 2019

    Amazônia

    Em parceira com o Projeto Desenvolvimento de Habilidades Sociais, essa atividade tratou-se de um seminário sobre a Amazônia, em que foi abordada prioritariamente a problemática das queimadas na florestas, ocorridas no segundo semestre de 2019. Foi apresentado ao grupo um pouco sobre as últimas notícias envolvendo a floresta, além de um breve histórico político, econômico e social da região. Ao final, foi realizada uma dinâmica sobre os animais nativos, para que todos pudessem ter uma melhor dimensão a respeito da biodiversidade da fauna do local.

  • 2019

    Entendendo o colorismo: Quem é a população negra no Brasil?

    Em parceira com o Projeto Desenvolvimento de Habilidades Sociais, essa atividade foi realizada no Dia da Consciência Negra (20/11) sendo uma roda de conversa, e o debate girou em torno de que compreender o colorismo é fundamental para que possamos reconhecer nossos privilégios e nos alinhar na luta pela igualdade racial. A atividade contou com a participação das moderadoras Rosicler Lemos (assistente social e mestranda em Serviço Social na UNESP/ Franca), Camilla Novaes (graduanda em Serviço Social na UNESP/Franca) e Gabriele Sirio (graduanda em Serviço Social na UNESP/Franca), que moderaram a conversa sobre as diversas formas de discriminação com base na cor da pele e a manifestação do racismo na sociedade brasileira. A atividade contou com a participação dos membros do PET EQ, inclusive os recém aprovados no processo seletivo para ingresso em 2020, e também de estudantes e docentes de outros departamentos.

X