novembro 11, 2021

O que é a Engenharia Química e qual sua diferença com a Química?

Author: Leonardo Pacheco
junho 22, 2021

EDD – Como Funciona a Geladeira?

Em um dia ensolarado de verão, tudo que queremos é uma piscina pra nos refrescar. Só não esperávamos que ao sair da piscina fossemos sentir frio. Já se perguntou o motivo disso acontecer ? No vídeo de hoje, o Engenharia do dia a dia te explica! Não se esqueça de curtir o vídeo, compartilhar com os amigos, deixar sugestões nos comentários, se inscrever no nosso canal e claro, continuar curioso.
outubro 15, 2020

EDD – Por que sentimos frio quando saímos da piscina?

outubro 15, 2020

EDD – Por que o ventilador nos refresca?

Não é novidade para ninguém que, nos dias de calor, o ventilador acaba se tornando um ótimo amigo. Mas você sabe por que ele nos refresca? No vídeo de hoje, o Engenharia do dia-a-dia te explica! Não se esqueça de curtir o vídeo, compartilhar com os amigos, deixar sugestões nos comentários, se inscrever no nosso canal e claro, continuar curioso.

EDD – Por que as Coisas Esquentam e Esfriam

Você já teve curiosidade de saber por que as coisas esquentam ou esfriam? No vídeo de hoje explicamos como isso ocorre no dia-a-dia. Gostou? Não esqueça de curtir o vídeo, deixar sugestões nos comentários e se inscrever no nosso

EDD – Ovo Estragado

Você sabia que um ovo boia quando está estragado ? Já se perguntou por que isso acontece ? No vídeo de hoje explicaremos pra vocês. Não esqueça de curtir o vídeo, deixar sugestões nos comentários e se inscrever no nosso canal.

EDD – Panela de Pressão

Você sabia que uma panela de pressão pode explodir? No vídeo de hoje iremos explicar o seu funcionamento e o porquê dela explodir. Não se esqueça de curtir o vídeo, compartilhar com os amigos, deixar sugestões nos comentários, se inscrever no nosso canal e, claro, continuar curioso.

Carreiras – Booklet Completo

O Projeto Carreiras chega ao final, tendo como produto um booklet virtual (disponível em pdf para download nesse post), que visa ajudar graduandos e interessados em engenharia química a entenderem melhor sobre os campos de atuação da profissão, conteúdos informativos sobre as áreas em questão e muito aprendizado.

Carreiras – Recursos Humanos

Seguindo com a divulgação do nosso projeto, o PET-EQ realizou uma entrevista com um de nossos egressos, Irwin Ronacher, para que ele contasse um pouco mais sobre a área de Recursos Humanos, na qual possui experiência de trabalho. Mesmo não parecendo o caminho mais óbvio para um engenheiro químico, a área de RH oferece grandes oportunidades de desenvolvimento, então venha conhecer um pouco mais da experiência de um engenheiro químico com essa área, assista ao vídeo e não deixe de acompanhar os próximos capítulos do projeto!

Carreiras – Projetos

Finalizando as áreas de atuação do Engenheiro Químico no mercado de trabalho, o PET EQ entrevistou um de nossos egressos, Fernando Bautz, que trabalha na DOW Química. Ele exerce sua profissão na área de projetos da empresa. Sendo uma área de muito interesse para os estudantes de Engenharia, Bautz traz detalhes do dia a dia do Engenheiro de Projetos e fornece dicas valiosas para quem está pensando em seguir essa carreira. Confira a entrevista para aprender ainda mais sobre as possibilidades oferecidas por nossa profissão.
agosto 8, 2012

Tecnologias Verdes – Relatório Lago

Motivados pelo questionamento acerca da qualidade da água do lago da Universidade Federal de São Carlos, o grupo PET se propôs a colocar esse tópico em destaque perante à comunidade acadêmica. O grupo alcançou os resultados esperados agregando conhecimento técnico com ênfase nas tecnologias de tratamento de efluentes. O relatório foi elaborado como esperado e já foi entregue à Prefeitura Universitária. Os parâmetros analisados foram: pH, fosfato total, fosfato orgânico, fosfato inorgânico, nitrogênio total, nitrito, nitrato, amônio, silicato, condutividade, disco de Secchi e oxigênio dissolvido. Para avaliar as normas padrões utilizou-se a resolução nº 35705 (2012) do CONAMA.
setembro 30, 2009

Tecnologias Verdes – Apresentações