As pastas existem para fornecer suporte à estrutura organizacional do grupo, com a finalidade de auxiliar as atividades de Comissões e Projetos desenvolvidos pelo PET-EQ. São voltadas totalmente para a parte interna do grupo, nas quais são desenvolvidas diferentes atividades como cuidar da motivação e desenvolvimento pessoal dos membros, questões financeiras, acompanhamento e de divulgação de projetos, de integração com outros grupos PET e de extensão à sociedade, entre outras funções administrativas.
Os projetos são as principais atividades realizadas pelo grupo. Todos os membros do grupo participam de ao menos um projeto. O Objetivo dos projetos é impactar positivamente a sociedade por meio de ações que trabalhem com a tríade ensino, pesquisa e extensão, em temas multidisciplinares. Os Projetos não possuem uma duração pré-determinada, mas são encerrados quando atingem o seu principal objetivo.
As comissões são caracterizadas como atividades necessárias para o bom funcionamento do grupo, que possuem objetivos que não são contemplados pelas atribuições das pastas, com duração pré-definida, e de realizações pontuais ou periódicas. Algumas comissões desenvolvidas pelo grupo são a Comissão do PS que cuida estruturação do Processo Seletivo, a Comissão do Portas Abertas, que organiza o evento de recepção e apresentação do PET aos novos estudantes de Engenharia Química e a Comissão da Chácara, que cuida da estruturação do evento de integração e planejamento do grupo.