A Química Fina é o ramo da química que lida com produtos que requerem alto grau de pureza, isentos de contaminações, que normalmente são utilizados para a fabricação de fármacos, medicamentos e vacinas, pesticidas e defensivos agrícolas, cosméticos, excipientes e intermediários químicos, aditivos, catalizadores e alimentos. A nomenclatura "Química Fina" foi criada para diferenciar o setor que atua com produção de químicos especiais, pois tratam-se de produtos tecnologicamente intensivos e que possuem aplicações especializadas.

Info Escola

Objetivos

  • Conhecer um dos setores industriais que um Engenheiro Químico pode atuar.
  • Realizar estudos e práticas envolvendo a temática a fim de explorar uma área que não é abordada na graduação.
  • Trazer novas oportunidades de conhecimento para os membros do grupo e para a comunidade acadêmica.

Resumo

O projeto busca trazer para os membros e toda a comunidade, conhecimentos sobre a área de química fina, com foco na produção de cosméticos, ensinando a reprodução em pequena escala de certos produtos e entendendo cada componente e parte do processo. Tudo isso em conjunto com uma abordagem de conscientização, explanando sobre os riscos de certos componentes e mostrando alternativas mais saudáveis.

Cronologia

  • Março/2019

    Inicio

    A estrutura do projeto foi proposta pela petiana Raissa Marcato durante a reunião anual de planejamento das atividades do PET. O Química Fina foi idealizado com um escopo mais "fora da caixa" em relação a grade do curso. A estrutura do projeto foi largamente discutida durante a reunião e obteve adesão por vários membros do grupo. Os principais efeitos internos esperados são atender tanto às necessidades do grupo em relação a tríade, quanto o estudo e produção de uma área fascinante.

  • Abril/2019

    Pesquisa e Estrutura

    Tendo os seus membros definidos se iniciou a pesquisa para definir a metodologia e metas iniciais do projeto, anteciopando possíveis dificuldades.

X