O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa criado pela CAPES (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 1979, com o objetivo de incentivar nas instituições de ensino superior o surgimento de grupos de estudo que se dedicassem ao trabalho intelectual em tempo integral, sob a orientação de um professor tutor, num ambiente que favorecesse o envolvimento, a participação e a troca de idéias e experiências entre alunos e professores. Quando surgiu seu nome era Programa Especial de Treinamento e servia como uma etapa preparatória para área de pós-graduação acadêmica. Em todos esses anos muitos eventos históricos aconteceram tanto no Programa quanto no nosso grupo (PET-EQ). Confira:

Cronologia

  • 1995

    O começo de tudo: Surge o PET EQ

    Em setembro de 1995, o grupo PET Engenharia Química UFSCar foi oficialmente inaugurado. O primeiro orientador foi o Prof°Dr. Paulo Ignácio Fonseca de Almeida do Departamento de Engenharia Química. [rev_slider alias="Paulo"] Fonte: Associação dos Engenheiros do ITA

  • 1996

    Rompendo Fronteiras: O I ENAPET

    O Encontro Nacional do Programa de Educação Tutorial (ENAPET) é um evento anual que reúne todos os grupos PET para discussões e deliberações acerca do programa. Participam do ENAPET todos os integrantes discentes do programa (bolsistas e não bolsistas), tutores e interlocutores, além dos representantes do Ministério da Educação responsáveis pela sua gestão. A primeira edição oficial aconteceu em 1996, durante a 48ª Reunião Anual da SBPC, na cidade de São Paulo, cujo objetivo era ampliar os conhecimentos entre os grupos e possibilitar a troca de ideias sobre o Programa.

    some text

  • 2000

    Sob nova Orientação

    No ano de 2000, após a saída do Prof°Dr. Paulo Ignácio Fonseca de Almeida, assume a Orientação do PET-EQ a Profª Dra. Teresa Cristina Zangirolami o Departamento de Engenharia Química. [rev_slider alias="teresa"] Fonte: UDOP - União Nacional da Bioenergia

  • 2004

    Tempo de Mudanças: Educação Tutorial

    No ano de 2004 o programa deixou de ser visto como um “treinamento especial”, que preparava acadêmicos para o acesso à pesquisa e à pós-graduação, e passou a se caracterizar pela sua metodologia, a “educação tutorial” recebendo o título de “Programa de Educação Tutorial”.


    some text

  • 2005

    Um novo começo: A Lei PET

    No ano de 2005 são criadas pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Haddad, a Lei 11.180/2005 que rege o programa, definindo os valores de bolsa para alunos e tutores e a inclusão da tríade Pesquisa, Ensino e Extensão com objetivo de atender a Educação Tutorial e melhorar a qualidade do Ensino Superior Portaria 3385/2005 que regulamenta o PET.

    some text

  • 2006

    Sob nova Orientação

    No ano de 2006, após a saída da Profª Dra. Teresa Cristina Zangirolami, assume a Orientação do PET-EQ o Prof° Dr. José Antônio Silveira Gonçalves do Departamento de Engenharia Química. [rev_slider alias="jose-antonio"] Fonte: DEQ - Departamento de Engenharia Química

  • 2006

    Sob um nova direção: A Oficialização da CENAPET

    A CENAPET é a entidade representativa dos estudantes e professores-tutores no contexto do Programa de Educação Tutorial, sendo que esta tem a função de representar a comunidade petiana e realizar a comunicação com órgãos superiores como o MEC. A CENAPET foi fundada em 2006 durante a realização do XI ENAPET de Florianópolis, quando foram aprovados seu estatuto e regimento. A Diretoria eleita foi presidida pelo Prof. Dante Barone. No entanto, antes deste período, existia informalmente um grupo de pessoas, tutores e alunos reunidos sob uma Executiva Nacional.

    some text

  • 2006

    Nasce uma Cultura: A Foto da Escada

    No início do ano de 2006, surge no Grupo PET-EQ a ideia de tirar fotos na escada no Departamento de Engenharia Química com os "petianos" daquele ano. Essa ideia se propagou como um legado até os dias atuais, e a determinação de sempre registrar os momentos de integração do grupo com uma foto em alguma escada foi herdada por todos que vieram depois.

    some text

  • 2006

    Conectando o Estado: O I SP-PET

    No ano de 2006, depois de participar de vários congressos como o COREEQ e CONEEQ, o grupo PET-EQ assumiu o desafio de conectar os PET's pelo estado ao organizar o I Encontro dos Grupos do Programa de Educação Tutorial do estado de São Paulo (SP-PET). Graças as experiências prévias, o grupo trabalhou com dedicação e comprometimento em busca da infraestrutura e outros fatores necessários.O grupo PET EQ participou ativamente das reuniões e providenciou recursos e palestrantes. O grupo aproveitou para marcar presença ainda no VI SUDESTE PET realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói / RJ entre os dias 13 a 16 de abril de 2006 e no XI ENAPET realizado na UFSC, entre os dias 16 a 21 de Julho de 2006 em Florianópolis / SC.

    some text

  • 2007

    Pioneiros em Outro Estado: O I UAI-PET

    No no de 2007, além de marcar presença no VII Sudeste PET, o grupo PET-EQ participou do I Encontro dos Grupos PET de Minas Gerais (UAI-PET) que aconteceu em Uberlândia.

    some text

  • 2008

    Um Grande Desafio: O VIII SudestePET

    Ao final de 2007, o grupo PET-EQ uniu-se aos outros grupos PET de São Carlos, para juntos organizarem o VIII Encontro Regional dos grupos PET (Sudeste PET) Realizado entre os dias 22 a 25 de maio de 2008, com o tema "Educação Tutorial: formando cidadãos e profissionais. A Universidade de São Paulo, localizada na cidade de São Carlos, foi onde o evento foi realizado.

  • 2009

    Sob nova Orientação

    No ano de 2009, após a saída do Prof° Dr. José Antônio Silveira Gonçalves, assume a Orientação do PET-EQ o Prof° Dr. Wu Hong Kwong do Departamento de Engenharia Química. [rev_slider alias="wu-hong-kwong"] Fonte: EDUFSCAR

  • 2009

    Inspiração: O novo logo do PET

    Ao final do ano de 2009, o grupo PET-EQ resolveu mudar o seu logo. Eles deixaram para trás o modelo futurista da fábrica do futuro e encontraram novos horizontes na própria universidade. Em função do novo logo, o grupo passou a utilizar uma camisa branca.

    some text

  • 2010

    Mais Conectados: A nova Portaria

    Em 2010 houve a substituição da portaria 3385/2005 pela 976/2010, que permitiu a interdisciplinaridade dentro dos grupos PET e também vinculou o programa Conexões de Saberes, um programa que tem o objetivo de desenvolver ações inovadoras que ampliem a troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, contribuindo para a inclusão social de jovens oriundos das comunidades do campo, quilombola, indígena e em situação de vulnerabilidade social.

    some text

  • 2014

    A tríade celta: O novo logo do PET

    Ao final do ano de 2014, o grupo PET-EQ resolve mudar o seu logo. Eles passaram a utilizar uma tríade celta, com cada uma das pontas significando pesquisa, ensino e extensão. Este é o logo que perdura até os dias atuais.

    some text

  • 2017

    Juntos por um futuro melhor: A Comissão PET UFSCar

    Ao final do ano de 2017, após marcar presença no XXII ENAPET, que ocorreu entre os dias 23 e 30 de julho de 2017 na UNB, em Brasília; os grupos PET's da UFSCar reuniram-se e oficializaram a criação da Comissão PET UFSCar, grupo onde o PET-EQ possui seus representantes por meio da pasta. Até então, as atividades em conjunto do PET-EQ com os outros grupos acontecia por meio da Pasta Interpets.

    some text

  • 2018

    Unidos pela mesma raiz: O XXIII ENAPET

    Ao final do ano de 2017, após marcar presença no XXII ENAPET, que ocorreu entre os dias 23 e 30 de julho de 2017 na UNB, em Brasília; os grupos PET's da UFSCar e da UNICAMP reuniram-se para juntos organizarem o XXIII ENAPET que aconteceu nos dias 15 a 20 de julho de 2018 na cidade de Campinas. O grupo PET-EQ atuou na organização, como staffs e ministradores de oficinas e palestras no evento, tornando essa a maior participação da história do grupo PET-EQ em eventos do Programa.

    some text

  • 2019

    Sob nova Orientação

    No ano de 2019, após a saída do Prof° Dr. Wu Hong Kwong, assume a Orientação do PET-EQ a Profª Dra. Fernanda Perpétua Casciatori do Departamento de Engenharia Química. [rev_slider alias="fernanda"] Fonte: DEQ - Departamento de Engenharia Química

  • 2020

    Separados, mas unidos: O PET na Crise do Covid-19

    No início do ano de 2020, a crise do Covid-19 assolou o mundo e o Brasil, e dessa forma, as aulas presenciais foram canceladas. Os membros do grupo do PET-EQ tiveram que se adaptar a nova realidade e continuar seus trabalhos de forma virtual. Esse evento representa um marco na história do grupo que nunca antes precisou realizar todas as suas atividades de forma virtual.

X