Postagens

O Projeto

A "Tecnologia da Informação Verde" ou apenas TI Verde (do inglês: Green IT) é uma tendência mundial voltada para a redução do impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. É o conjunto de práticas para tornar mais sustentável e menos prejudicial o uso de tecnologia, desta forma, ela propõe modos de compatibilizar o uso de recursos naturais de forma adequada às políticas sustentáveis existentes dentro das organizações.

Wikipédia

Objetivos

  • Contribuir na formação de profissionais mais completos e envolvidos com a problemática ambiental.
  • Incentivar o desenvolvimento e a aplicação das novas tecnologias sustentáveis.
  • Disseminar o conhecimento a respeito da problemática ambiental atual e das tecnologias inovadoras, propondo, desta maneira, soluções práticas.
  • Aplicar os conhecimentos de tecnologias verdes pesquisadas pelo grupo, no tratamento de água do lago UFSCar.

Resumo

O projeto “Tecnologias Verdes” consistiu em pesquisar novas tecnologias limpas aplicadas na indústria, considerando a crescente importância do fator ambiental no dia a dia de um engenheiro. Foi utilizado o livro “Química Verde” de autoria Profa. Dra. Vânia Gomes Zuin e Profa. Dra. Arlene Gonçalves Corrêa para nortear os estudos dos participantes do projeto. Como resultado, foram expostos alguns banners em eventos como a VIII SEQ (Semana da Engenharia Química) e o I ConEGrad (Congresso de Ensino de Graduação). Além disso, o grupo estudou a composição química do lago da UFSCar (baseado em um relatório feito pelo Departamento de Química) e as formas possíveis de tratamento. Com tais dados foi confeccionado um relatório, que foi entregue à Prefeitura da universidade.

Cronologia

  • 2011

    Pesquisa e apresentações

    A atividade de pesquisa realizada fundamentou-se na necessidade de se conhecer e desenvolver sistemas de controle ambiental, cada vez mais eficientes e economicamente viáveis frente à crescente preocupação com a degradação ambiental e o surgimento de novas políticas ambientais. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, realizada por meio de observações. A coleta de dados foi realizada por meio de visita técnica ao Laboratório de Processos Biológicos da USP – São Carlos, além de consulta à literatura existente, em especial ao livro “Química Verde” de autoria Profa. Dra. Vânia Gomes Zuin e Profa. Dra. Arlene Gonçalves Corrêa.
    A partir da pesquisa realizada sobre o tema proposto houve a elaboração, durante os meses maio, junho e julho, e exposição de painéis, que ocorreu durante a VIII Semana de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos, entre os dias 01 e 05 de agosto, e no I ConEGrad – Congresso de Ensino de Graduação, realizado na UFSCar no dia 29 de setembro.

  • 2012

    Tratamento do lago da UFSCar

    Motivados pelo questionamento acerca da qualidade da água do lago da Universidade Federal de São Carlos, e sabendo que o engenheiro químico deve sempre preocupar-se com a preservação ambiental, o grupo PET se propôs a colocar esse tópico em destaque perante à comunidade acadêmica. O grupo alcançou os resultados esperados agregando conhecimento técnico com ênfase nas tecnologias de tratamento de efluentes. O relatório, da mesma forma, foi elaborado como esperado e já foi entregue à Prefeitura Universitária. Contudo, não foi possível mensurar, em um primeiro momento, o impacto na comunidade acadêmica.
    Os parâmetros analisados foram: pH, fosfato total, fosfato orgânico, fosfato inorgânico, nitrogênio total, nitrito, nitrato, amônio, silicato, condutividade, disco de Secchi e oxigênio dissolvido. Para avaliar as normas padrões utilizou-se a resolução nº 35705 (2012) do CONAMA.

X