Habilidades Sociais podem ser definidas como o conjunto de comportamentos necessários às relações interpessoais que te permitem a agir da melhor maneira diante de diferentes situações. É a capacidade de articular pensamentos, sentimentos e ações em função de consequências positivas para si e para os outros.

Objetivos

  • Atender ao oitavo objetivo da portaria 976, sobre políticas afirmativas e diversidade.
  • Contribuir com a formação global dos universitários
  • Contribuir com o crescimento pessoal dos membros do grupo e alunos da graduação

Resumo

O projeto Desenvolvimento de Habilidades Sociais busca trazer para o grupo e para a graduação discussões, assuntos e capacitações não supridos pela graduação e que contribuam para a formação global e humana do engenheiro químico. Abordamos tópicos como saúde mental, desigualdade de gênero, pluralidade de perfis, oratória e autoconhecimento, entre muitos outros.

Cronologia

  • 2015

    Parceria e habilidades para o mercado

    Começou com o objetivo de desenvolver nos alunos de graduação as habilidades sociais requeridas nos processos seletivos e no mercado de trabalho. Parceria com a EMPsi Júnior para um Treinamento de HS que consistiu em apresentação e demonstração dessas habilidades através de vivências e também de uma simulação de processo seletivo com entrega de um feedback individual. Foi aplicado no primeiro e no segundo semestre. Estudou sobre os tipos psicológicos e realizou o Teste MBTI aberto para a graduação Foi um dos trabalho apresentados no SudestePET

  • 2016

    MBTI

    Foi oferecido a possibilidade dos graduandos realizarem apresentações orais com avaliação individual de cada petiano sobre as habilidades de apresentação e de oratória. Realizou-se o treinamento de habilidades sociais oferecido no ano anterior. Realizou-se o teste MBTI oferecido no ano anterior, dessa vez para os graduandos e no evento INTERPETS. Realizou-se um Minicurso no SudestePET sobre as HS.

  • 2017

    Habilidades sociais para sociedade

    Além do foco inicial do projeto em processos seletivos, expandiu-se os objetivos para desenvolver HS entre os membros e na relação da sociedade como um todo. Nisso, incluiu-se temas relacionados ao 8º objetivo da Portaria 976 que rege o programa. Tal objetivo versa sobre políticas sobre diversidade e equidade. Apresentou-se para o grupo PET sobre os diferentes tipos de personalidades, mais especificamente sobre introversão e extroversão, compartilhando os resultados previamente feitos sobre o teste MBTI Foi realizado uma roda de conversa com o tema “Transtorno Depressivo”, compartilhando histórias, impressões e dúvidas.

  • 2018

    Mentoria

    Apresentou-se para os membros do grupo sobre “Mentoria” com aplicação de uma dinâmica. Foi realizado uma Oficina de Autoconhecimento apresentada primeiramente para o grupo, em seguida ministrado como minicurso no XXIII ENAPET e por último, durante a XV SEQ Realizou-se um curso de oratória aberto para a graduação, com enorme adesão e satisfação do público!

  • 2019

    Oficina de Soft Skills

    No primeiro semestre, a equipe do Projeto DHS estruturou e ministrou uma oficina sobre soft skills, tendo como público alunos de graduação e pós-graduação de Engenharia Química. Soft skills são traços e comportamentos que caracterizam nossos relacionamentos com outros. Neste contexto, foram apresentadas as principais soft skills desejáveis dos profissionais em qualquer área de atuação, bem como foram sugeridas dicas para desenvolvimento e/ou aprimoramento dessas habilidades, atualmente tão relevantes para o sucesso no mercado de trabalho quanto uma boa formação técnica.

  • 2019

    Guia Vegetariano e Vegano

    Ainda no primeiro semestre, também foi apresentado, para o grupo PET EQ, um seminário sobre o estilo de vida vegetariano/vegano . No seminário, o grupo apresentou um pouco mais sobre esse estilo de vida, elencando as categorias de vegetarianos e explicando suas especificidades; expôs as principais motivações dos adeptos, baseadas em dados reais e confiáveis; e trouxe ainda tabelas de composição nutricional de diversos alimentos vegetais. Por fim, foi realizado um quiz, que complementou o seminário trazendo ainda mais informações e curiosidades aos participantes.

  • 2019

    Amazônia

    Em parceira com o Projeto Pet em Pauta, essa atividade tratou-se de um seminário sobre a Amazônia, em que foi abordada prioritariamente a problemática das queimadas na florestas, ocorridas no segundo semestre de 2019. Foi apresentado ao grupo um pouco sobre as últimas notícias envolvendo a floresta, além de um breve histórico político, econômico e social da região. Ao final, foi realizada uma dinâmica sobre os animais nativos, para que todos pudessem ter uma melhor dimensão a respeito da biodiversidade da fauna do local.

  • 2019

    Entendendo o colorismo: Quem é a população negra no Brasil?

    Em parceira com o Projeto Pet em Pauta, essa atividade foi realizada no Dia da Consciência Negra (20/11) sendo uma roda de conversa, e o debate girou em torno de que compreender o colorismo é fundamental para que possamos reconhecer nossos privilégios e nos alinhar na luta pela igualdade racial. A atividade contou com a participação das moderadoras Rosicler Lemos (assistente social e mestranda em Serviço Social na UNESP/ Franca), Camilla Novaes (graduanda em Serviço Social na UNESP/Franca) e Gabriele Sirio (graduanda em Serviço Social na UNESP/Franca), que moderaram a conversa sobre as diversas formas de discriminação com base na cor da pele e a manifestação do racismo na sociedade brasileira. A atividade contou com a participação dos membros do PET EQ, inclusive os recém aprovados no processo seletivo para ingresso em 2020, e também de estudantes e docentes de outros departamentos.

X