Engenharia química é o ramo da engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas químicas industriais. É também conhecida como engenharia universal por ser um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física, computação e matemática.

Wikipédia

Objetivos

• Levar aos alunos de ensino médio de diferentes escolas apresentações sobre a engenharia química.
  • Atrair estudantes para estudar engenharia química em universidades públicas.
  • Estender as ações do grupo para fora do ambiente universitário.

Resumo

Você que está lendo isto possivelmente sabe preparar uma xícara de café, no entanto, como preparar uma tonelada desta bebida deliciosamente energética? São perguntas como esta que um engenheiro químico precisa responder diariamente. Mas o que é engenharia química? A pasta EQ na escola surgiu justamente para esclarecer esta questão. Durante o período pré-vestibular, os estudantes possuem várias opções de cursos, porém não conhecem a todas, logo, algumas vezes, não conhecem a engenharia química. Visando resolver este problema, o grupo PET-EQ UFSCar visita escolas de ensino médio ou cursinhos pré-vestibular explicando o que é a engenharia química e como é estudar em uma universidade federal.

Cronologia

Estrutura

Inicialmente, o foco do projeto era realizar apresentações nas escolas de São Carlos, aplicando um pequeno questionário aos alunos. As respostas obtidas, auxiliaram os petianos a entender melhor as dúvidas mais frequentes dos alunos e, dessa forma elaborar uma apresentação mais completa, que passou a ser utilizada.

Mudança

Em 2016, o grupo decidiu que o projeto deveria se tornar uma pasta permanente no PET, visto que várias pessoas poderiam utilizar da apresentação para conversar em escolas de suas próprias cidades e que é um dever do grupo apresentar a universidade a alunos de ensino médio. A pasta era composta por petianos que tinham como função capacitar todo o grupo para que qualquer membro pudesse levar apresentações às escolas.

Parceria com o Centro Acadêmico

No ano de 2018, a pasta EQ na Escola se tornou um projeto de colaboração entre o PET e o Centro Acadêmico da Engenharia Química. Uma apresentação de capacitação foi oferecida aos novos colaboradores para que eles entendessem todo o processo, desde como conversar com a diretoria até como se portar durante a apresentação. Atualmente nossa apresentação é dividida em 3 grandes partes: “O que é Engenharia Química? ”, "a grade curricular da engenharia química" e "informações sobre a UFSCar e seus auxílios".