O PET UFSCar surgiu como uma iniciativa de unir e integrar os grupos PET da Universidade Federal de São Carlos. Hoje, cinco anos após sua criação, representa um dos interPETs mais fortes do estado de São Paulo e fez com que a UFSCar tivesse presença marcada em eventos regionais e nacionais, fortalecendo cada vez mais o Programa de Educação Tutorial!

PET EQ UFSCar

Objetivos

  • Garantir a representatividade do PET EQ na Comissão PET UFSCar.
  • Realizar projetos como os pré-eventos regionais e nacionais e o InterPETs, assim como eventos de integração e torneios. Mais atualmente, o PET UFSCar organiza o RefletePET para levar discussões cotidianas para os petianos
  • Conscientizar os petianos do grupo da importância da união petiana, aumentar a participação em eventos e promover a troca de experiências com outros grupos da universidade.

Resumo

A UFSCar conta com 18 grupos PET, sendo que 15 deles só no campus de São Carlos. O PET UFSCar é a união de todos os petianos e petianas desses grupos sem nenhuma exceção, respeitando a individualidade de cada um. Para promover uma comunicação e troca de vivências entre todos eles, a Comissão PET UFSCar junta representantes da maioria dos PETs do campus de São Carlos em busca de organizar eventos como o InterPETs para fortalecer ainda mais nossa ideia de união e unidade e também estender nossos ideais aos outros campi e grupos PET de outras universidades de São Carlos e região.

Cronologia

  • 2009

    Criação do InterPETs

    A pasta tinha como objetivo fazer um evento anual de mesmo nome para reunir os petianos da UFSCar para troca de experiências e já reunia representantes de alguns grupos para construir esse evento. O primeiro interPETs também aconteceu nesse ano.

  • 2014

    Reuniões quinzenais

    Foram feitas as reuniões quinzenais entre membros dos PET´s da UFSCar, um integra na primeiro semestre, com o objetivo de integrar os novos ingressantes e o evento InterPET´s no dia 13 de setembro. No evento, cada grupo PET apresentou os seus projetos e seu modo de funcionamento. Além disso, tivemos no evento uma mesa redonda com a presença de ex-petianos que estão trabalhando na industria e que falaram um pouco sobre como ser um petiano os ajudou a conseguir a posição que tem hoje.

  • 2015

    EQ na escola

    Colaborações entre os PETs, no PET-EQ, por exemplo, foi utilizado como inspiração uma apresentação feita pelo PET- Estatística sobre o curso deles em uma escola pública, para complementar a apresentação do projeto “EQ na escola”. Além disso, será feita uma parceria entre o PET-EQ e o PET produção para aplicação do método 5S de organização da sala, que também nasceu nessas reuniões. Foram feitos três eventos de integração durante o ano, para aumentar o contato dentre os participantes dos grupos e possibilitar o surgimento de novas ideias. Além disso, no segundo semestre foi feito o evento InterPET´s.

  • 2016

    Estatuto de regimento interno

    Compartilhamento de Arquivos para facilitar a disseminação de informações sobre seus respectivos cursos e sobre as universidades públicas para as escolas públicas. Redação de um estatuto de regimento interno com base no estatuto do PET-Estatística e do PET- Produção. Organização de uma roda de conversa sobre o tema “Permanência Estudantil”. Repasse de informações valiosas sobre a seleção do tutor, Sudeste PET, verba de custeio e o manual semanalmente.

  • janeiro/2017

    Reestruturação para PET UFSCar

    Em janeiro de 2017 o InterPETs começou a ser reestruturado para PET UFSCar com intuito de consolidar nossa imagem e unidade. Assim, houve a criação de uma identidade visual-ideológica nova, possibilitando que trabalhos em nome do PET UFSCar pudessem ser apresentados em eventos. Com novo logo e nova identidade visual, com subcomissões Projetos e eventos; Comunicação e marketing; Administrativo financeiro. Estruturação do evento InterPETS, com mesa redonda de “Política, economia e sociedade: o papel da sociedade e do PET na atual crise brasileira” e Encontros por Atividades sobre processo seletivo, aplicação da tríade e união petiana, contando coma participação de PET’s IFSP, USP.

  • junho/2017

    Primeiro Pré-Evento

    Logo antes do XXII ENAPET em Brasília, o PET UFSCar organizou o Pré-ENAPET para alinhar os petianos da universidade de forma que toda a comunidade fosse representada em Brasília. Realização de GDT’s Grupo de Trabalho e Discussão de assuntos pertinentes ao ENAPET de Brasília, para aprendizado sobre o Manual de Orientações Básicas e União Petiana. Os pré-eventos, tanto regionais quanto nacional, se tornaram tradição na UFSCar e uma forma de fortalecer a nossa participação em eventos que aumenta a cada ano!

  • agosto/2017 - julho/2018

    Construção do XXIII ENAPET

    Assumindo o desafio de realizar o XXIII ENAPET em Campinas, o PET UFSCar participou ativamente da construção do evento, formando a primeira comissão conjunta de duas universidades a construir um encontro desse porte. Durante todo o ano de organização, os petianos da Federal de São Carlos e da Unicamp trabalharam em conjunto para proporcionar aos grupos PET de todo o Brasil um dos melhores encontros regionais! Na UFSCar, a Comissão continua realizando pré-eventos e incentivando a participação dos grupos, visando aumentar a nossa representatividade em eventos desse tipo.
    Houve a realização do evento "Reflete PET", fortalecendo a imagem do PET UFSCAR no âmbito acadêmico.Foi organizado um dia no qual os petianos deveriam vestir uma blusa que remetesse ao programa, promovendo a integração entre os PET's. Além disso, nas reuniões semanais foram organizados os eventos: Pré Sudeste PET, Pré-ENAPET e InterPETs.No Pré Sudeste PET e no Pré-ENAPET buscou-se discutir assuntos que seriam tratados nos eventos regionais e nacionais, promovendo um alinhamento nas ideias dos PETianos da UFSCar e buscando levar as opiniões dos que não tiveram possibilidade de ir nos encontros.

  • julho/2018

    XXIII ENAPET

    Em homenagem a construção conjunta e toda a união envolvida no processo, o tema do XXIII Encontro Nacional dos Grupos PET é União Petiana - Unidos pela mesma raíz! Desde o time de staffs e Comissão Organizadora até entre os congressistas, a UFSCar foi representada por mais de 60 petianos participando e organizando as atividades!

  • julho/2018

    XXIII ENAPET

    Nesse ano, mais de 50 petianos dos 15 grupos PET do campus de São Carlos foram participar do XXII ENAPET em Brasília. Lá, o PET UFSCar assumiu o desafio de organizar o próximo Encontro Nacional, em união com o PET EQ da Unicamp!

X