Habilidades Sociais podem ser definidas como o conjunto de comportamentos necessários às relações interpessoais que te permitem a agir da melhor maneira diante de diferentes situações. É a capacidade de articular pensamentos, sentimentos e ações em função de consequências positivas para si e para os outros.

Objetivos

  • Atender ao oitavo objetivo da portaria 976, sobre políticas afirmativas e diversidade.
  • Contribuir com a formação global dos universitários
  • Contribuir com o crescimento pessoal dos membros do grupo e alunos da graduação

Resumo

O projeto Desenvolvimento de Habilidades Sociais busca trazer para o grupo e para a graduação discussões, assuntos e capacitações não supridos pela graduação e que contribuam para a formação global e humana do engenheiro químico. Abordamos tópicos como saúde mental, desigualdade de gênero, pluralidade de perfis, oratória e autoconhecimento, entre muitos outros.

Cronologia

  • 2015

    Parceria e habilidades para o mercado

    Começou com o objetivo de desenvolver nos alunos de graduação as habilidades sociais requeridas nos processos seletivos e no mercado de trabalho. Parceria com a EMPsi Júnior para um Treinamento de HS que consistiu em apresentação e demonstração dessas habilidades através de vivências e também de uma simulação de processo seletivo com entrega de um feedback individual. Foi aplicado no primeiro e no segundo semestre. Estudou sobre os tipos psicológicos e realizou o Teste MBTI aberto para a graduação Foi um dos trabalho apresentados no SudestePET

  • 2016

    MBTI

    Foi oferecido a possibilidade dos graduandos realizarem apresentações orais com avaliação individual de cada petiano sobre as habilidades de apresentação e de oratória. Realizou-se o treinamento de habilidades sociais oferecido no ano anterior. Realizou-se o teste MBTI oferecido no ano anterior, dessa vez para os graduandos e no evento INTERPETS. Realizou-se um Minicurso no SudestePET sobre as HS.

  • 2017

    Habilidades sociais para sociedade

    Além do foco inicial do projeto em processos seletivos, expandiu-se os objetivos para desenvolver HS entre os membros e na relação da sociedade como um todo. Nisso, incluiu-se temas relacionados ao 8º objetivo da Portaria 976 que rege o programa. Tal objetivo versa sobre políticas sobre diversidade e equidade. Apresentou-se para o grupo PET sobre os diferentes tipos de personalidades, mais especificamente sobre introversão e extroversão, compartilhando os resultados previamente feitos sobre o teste MBTI Foi realizado uma roda de conversa com o tema “Transtorno Depressivo”, compartilhando histórias, impressões e dúvidas.

  • 2018

    Mentoria

    Apresentou-se para os membros do grupo sobre “Mentoria” com aplicação de uma dinâmica. Foi realizado uma Oficina de Autoconhecimento apresentada primeiramente para o grupo, em seguida ministrado como minicurso no XXIII ENAPET e por último, durante a XV SEQ Realizou-se um curso de oratória aberto para a graduação, com enorme adesão e satisfação do público!

X