Engenharia química é o ramo da engenharia responsável por projetar, construir e operar plantas químicas industriais.

          É também conhecida como engenharia universal por ser um ramo da engenharia que combina conhecimentos de química, biologia, física, computação e matemática.

Wikipédia

Objetivos

  • Levar aos alunos de ensino médio de diferentes escolas apresentações sobre a engenharia química.
  • Atrair estudantes para estudar engenharia química em universidades públicas.
  • Estender as ações do grupo para fora do ambiente universitário.

Resumo

          Você que está lendo isto possivelmente sabe preparar uma xícara de café, no entanto, como preparar uma tonelada desta bebida deliciosamente energética? São perguntas como esta que um engenheiro químico precisa responder diariamente. Mas o que é engenharia química?

          A pasta EQ na escola surgiu justamente para esclarecer esta questão. Durante o período pré-vestibular, os estudantes possuem várias opções de cursos, porém não conhecem a todas, logo, algumas vezes, não conhecem a engenharia química. Visando resolver este problema, o grupo PET-EQ UFSCar visita escolas de ensino médio ou cursinhos pré-vestibular explicando o que é a engenharia química e como é estudar em uma universidade federal.

Cronologia

  • 2011

    Estrutura

      Inicialmente, o foco do projeto era realizar apresentações nas escolas de São Carlos, aplicando um pequeno questionário aos alunos. As respostas obtidas, auxiliaram os petianos a entender melhor as dúvidas mais frequentes dos alunos e, dessa forma elaborar uma apresentação mais completa, que passou a ser utilizada.

  • 2016

    Mudança

      Em 2016, o grupo decidiu que o projeto deveria se tornar uma pasta permanente no PET, visto que várias pessoas poderiam utilizar da apresentação para conversar em escolas de suas próprias cidades e que é um dever do grupo apresentar a universidade a alunos de ensino médio.

      A pasta era composta por petianos que tinham como função capacitar todo o grupo para que qualquer membro pudesse levar apresentações às escolas.

  • 2018

    Parceria com o Centro Acadêmico

      No ano de 2018, a pasta EQ na Escola se tornou um projeto de colaboração entre o PET e o Centro Acadêmico da Engenharia Química. Uma apresentação de capacitação foi oferecida aos novos colaboradores para que eles entendessem todo o processo, desde como conversar com a diretoria até como se portar durante a apresentação.

      Atualmente nossa apresentação é dividida em 3 grandes partes: “O que é Engenharia Química? ”, "a grade curricular da engenharia química" e "informações sobre a UFSCar e seus auxílios".

  • 2019

    E.Q. na escola

      Nesse ano os membros fizeram uma atualização na apresentação localizada no Prezi como também criaram um roteiro sobre cada aspecto abordado na apresentação, de forma que o conteúdo passado seja sempre o mesmo, e um roteiro sobre a abordagem a ser feita pelos alunos aos responsáveis nas escolas a serem visitadas.

      Além disso os membros do projeto realizaram uma capacitação para todos os membros do grupo estarem aptos a realizarem as apresentações de forma autônoma e confeccionaram um folder com as principais informações, redes sociais e formas de contato. Durante todo o ano, foram realizadas um total de oito apresentações em escolas de São Carlos e região.

  • 2020

    E.Q. na escola

      Em 2020, os membros criaram uma apresentação offline como também fizeram um formulário para feedbacks e sugestões, com o avanço da pandemia o contato com as escolas ficou muito prejudicado pensando nisso foi feito uma participação no programa social Salvaguarda onde alunos do ensino médio tem contato com estudantes de diversas universidades assim podendo tirar suas dúvidas sobre a faculdade, curso e vestibulares, aproveitando essa interação foram feitas algumas perguntas que auxiliaram na confecção de um vídeo abordando os pontos que normalmente são comentados nas apresentações com o acréscimo de algumas das dúvidas pertinentes que foram trazidas do projeto, posteriormente o vídeo foi divulgado para alunos do ensino médio e escolas.

  • 2021

    E.Q. na escola

      Em 2021 o foco do projeto no primeiro semestre foi realizar apresentações, com o atual cenário da pandemia todas foram feitas de maneira online. Ao todo o projeto realizou sete apresentações onde a modalidade remota teve uma boa aderência, logo na primeira apresentação o projeto conseguiu bater o Recorde de público assistindo em uma única apresentação ao vivo chegando ao número expressivo de 160 pessoas, esse feito foi realizado na ETEC Amim Jundi localizada na cidade de Osvaldo Cruz no interior de São Paulo.

      Já no segundo semestre foi criado uma página no Instagram onde foi publicado a história do projeto e das entidades que trabalham nela como também foi criado uma apresentação com o tema "Petróleo" com o intuito de mostrar para os alunos do ensino médio um processo industrial e mostrar um pouco de como é seu funcionamento além de pontuar a participação do engenheiro químico em toda a trajetória.

X