A Pasta

Todos são peças importantes no trabalho em equipe, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos devem se unir, para sua reconstrução.

Salvador Faria

Objetivos

  • Realizar atividades diversificadas com o propósito de manter o ambiente de trabalho agradável e ampliar as relações interpessoais entre os integrantes do grupo.
  • Fomentar a cultura de feedbacks de modo a garantir a melhoria contínua dos membros e potencializar o desenvolvimento de suas habilidades.
  • Estimular a educação tutorial por meio do acompanhamento personalizado dos PETianos.

Resumo

Amar o que faz é fundamental para ser feliz no ambiente de trabalho. Pensando nisso, o papel da Motivação é essencial para garantir momentos de muita alegria dentro do grupo, nutrindo o prazer de fazer parte do PETEQ e do programa PET. Sendo parte da cultura organizacional, a pasta funciona como um canal aberto para os petianos se expressarem livremente, atuando com um dos principais valores do grupo, a empatia.

Metodologia

Wuagem

Visando manter a integração entre os membros, a Motivação realiza, todo ano, uma viagem durante algum feriado. Carinhosamente apelidado de Wuagem, em homenagem ao nosso tutor, o professor Wu, este evento conta com a presença de membros atuais e egressos que, juntos, passam um feriado se divertindo com jogos, conversas e passeios. Assim, é possível garantir a maior integração entre os PETianos, possibilitando-os desenvolver amizades duradouras e melhor desempenho quando trabalhando em grupo.

 

Integra com egressos

Visando garantir a troca de experiências entre membros atuais e egressos, a Motivação realiza, anualmente, o integra com egressos. Este evento conta com ex-PETianos, ex-tutores e membros atuais. Todos juntos comendo, dançando, conversando e se conhecendo. É uma grande troca de experiências

 

Momentos de descontração

Todo PETiano adora trabalhar e se reunir para discutir seus projetos e pastas. Porém, não só de projetos um PETiano viverá, deste modo, a Motivação propõe, mensalmente, os momentos de descontração. Neles, os membros se reúnem, ao fim das reuniões gerais, para jogarem, conversarem ou fazerem qualquer coisa que não seja relacionada à graduação ou ao grupo. Normalmente a Motivação traz comida, diversos jogos, algumas dinâmicas e propõe ao grupo que se divirta na salinha.

 

Pesquisa de clima organizacional

Carinhosamente apelidada de PCO, a Pesquisa de Clima Organizacional, realizada pela Motivação, busca saber como os membros estão se sentido em relação ao grupo. A pasta faz um levantamento de dados através de um formulário respondido por todos os membros. Nele, constam perguntas relativas ao bem estar na salinha, nas reuniões e em vários contextos aos quais os PETianos estão sujeitos enquanto trabalham no grupo. Com as respostas, a Motivação é capaz de agir e promover o bem estar de todos os membros

 

Cultura do feedback

A Motivação reconhece que o diálogo é a chave para a resolução dos problemas dentro do ambiente de trabalho, deste modo, incentiva a cultura do feedback. Logo, propõe ao grupo algumas medidas. Dentre as quais, estão a caixinha de feedback, onde os membros podem deixar feedbacks escritos (anônimos ou não) para os colegas de trabalho, e a reunião de feedbacks, nas quais (realizadas ao fim do semestre), os membros são incentivados a conversar abertamente sobre o trabalho realizado por cada PETiano dentro de cada projeto ou pasta.

 

Acompanhamento de membros

Visando acompanhar os membros, a Motivação realiza o apadrinhamento dos mesmos e busca sempre observar todos os PETianos de perto para saber se estão passando por alguma dificuldade dentro ou fora do grupo. No apadrinhamento, a pasta promove que cada membro mais velho escolha um membro mais novo para acompanhar e aconselhar. No que diz respeito à observação dos membros pela Motivação, qualquer dificuldade que alguém esteja enfrentando que seja relatada à pasta, é discutida pela mesma que, após discussões internas, busca solucionar e auxiliar da melhor forma possível, garantido o bem estar dos membros.

X